VERMUT FERNANDO DE CASTILLA

Texto: Lara Morais | Fotos: Tales Hidequi

Qual sabor te faz voltar no tempo? Qual o gosto da sua juventude? Tudo depende do ponto de vista, do lugar no espaço-tempo de cada um. Na São Paulo dos anos 2000, a (minha) festa começava quando a Cuba Libre ficava pronta. Se estivéssemos na Itália ou na Espanha dos anos 1960, a história seria outra. Nessa época, era o Vermute que fazia a cabeça de todo mundo – desde a dos jovens até a dos não-tão-jovens (ou jovens há mais tempo).

Após uma queda brusca na oferta de Vermute durante muito tempo, a bebida vem tomando força e ganhando adeptos ao redor do mundo novamente. Não à toa, chegou a vez do Brasil de viralizar a bebida italiana de nome alemão. Com base de Jerez – tipo de vinho fortificado, envelhecido no sistema de soleira e muito popular na Espanha – o destilado chega ao Brasil através da importadora Casa Flor que traz o Vermut Fernando de Castilla.

A bebida importada traz ao olfato notas das mais de 27 especiarias como cravo, canela, casca de limão, casca de laranja, baunilha, zimbro e tomilho que se somam à sua fermentação. Ao paladar, agrada pelo sabor adocicado proveniente da própria uva, não há nenhuma adição de açúcar na receita. É feito pela junção dos vinhos Oloroso (70%) e Pedro Ximénez (30%) e é de se ter cautela na hora da degustação: seu teor alcoólico é de 17%.

Cada pessoa tem sua predileção na hora de degustar um bom vermute. Para a onda espanhola, com adeptos entre 25 e 35 anos, o gostoso é apreciá-lo puro on the rocks. Durante a apresentação do Vermut em São Paulo – realizada pelo diretor geral, Jan Pettersen e pelo diretor comercial das Bodegas Rey Fernando de Castilla, Jesús Peláez – foram apresentadas quatro versões criadas pelo mixologista Rodolfo Bob (Axado Bar) e cada participante preferiu uma versão diferente. A ideia é essa mesma: de se popularizar entre públicos diversos.

Veja algumas maneiras de harmonizar o vermute e diz pra gente qual agrada mais:

Rabo de Galo Gourmet

Ingredientes
  • 25 ml de Vermut Fernando de Castilla
  • 25 ml de cachaça de boa qualidade
Modo de preparo

Adicione o Vermut Fernando de Castilla num copo de shot e depois inclua a cachaça com cuidado. Misture com uma colher bailarina.

 

Old Hicory

Ingredientes
  • 45 ml de vermute Fernando de Castilla
  • 45 ml de vermute Noilly Prat Dry
  • Pinceladas de Angostura Aromatic Bitter e de Peychaud’s Bitter
Modo de preparo

Misture os ingredientes no copo de misturas com gelo. Coe para uma taça coupe previamente resfriada.

 

MARIANITO (primo do Negroni)

Ingredientes
  • 75 ml de Vermut Fernando de Castilla
  • 15 ml de Campari
  • 15 ml de gim
Modo de preparo

Misture os ingredientes no copo de misturas com gelo. Coe para uma taça coupe previamente resfriada ou para um copo baixo com gelo.

 

FERNANDITO

Ingredientes
  • 75 ml de Vermut Fernando de Castilla
  • 15 ml de Campari
  • 15 ml de brandy de Jerez
Modo de preparo

Misture os ingredientes no copo de misturas com gelo. Coe para uma taça coupe previamente resfriada ou para um copo baixo com gelo.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.