RED ALE COM PRIPRIOCA

Texto: Lara Morais

Que tal uma cerveja genuinamente Brasileira? A dica é de hoje é a cerveja Red Ale com Priprioca.

A priprioca é um dos ingredientes brasileiros que se tornou chique nas mãos do chef Alex Atala, no restaurante DOM – eleito diversas vezes como um dos melhores do mundo. O ingrediente já visitou também coqueteleiras de bartenders renomados em São Paulo e queremos que ela visite também a sua geladeira!

PRIPRIOCA

Nativa da Amazônia, a priprioca é uma espécie de capim, com florzinhas bem miúdas nas pontas. Estes talos de capim alto escondem sob a terra raízes de fragrância incomum – tubérculos miúdos que, quando cortados, exalam um perfume fresco, amadeirado e picante, que surpreende o olfato. Graças a essa qualidade, a priprioca está entre as principais ervas aromáticas vendidas no mercado Ver-o-Peso, no estado do Pará, região norte do Brasil, para uso em banhos perfumados e fabricação de fragrâncias domésticas. O nome vem do tupi “piripiri”, junco pequeno, e “oca”, casa.

Embora permitindo tours guiados, os visitantes que percorrem as bem guardadas instalações da fábrica somente têm acesso ao laboratório, à sala de troféus, parte da destilaria e seção maceradas com álcool. Praticamente todos os ingredientes vêm de lugar ignorado pelos funcionários e quando chegam são identificados por códigos. Depois da maceração, a solução é destilada, misturada com açúcar e colocada em tanques de aço inoxidável para maturar por tempo não revelado. No final, a mistura é colocada em outro conjunto de tanques, diluída com água, engarrafada, rotulada e despachada para todas as partes do mundo. O final do tour é a sala de degustação, onde os visitantes são convidados a provar seus produtos. Durante a prova na sala intensamente perfumada pela Angostura e com toda aquela atmosfera de mistério que cercou a visita, provavelmente as pessoas devem achar que é melhor mesmo que certos segredos fiquem mantidos para sempre.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.